Escândalo da Alstom envolve setor elétrico e mais dois tucanos

“A coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, revela na edição desta terça-feira que a investigação sobre contratos irregulares e pagamento de propinas entre a multinacional francesa Alstom e os governos tucanos de São Paulo chegou ao setor elétrico e pode envolver a Eletropaulo. A empresa de energia paulista, privatizada pelos tucanos, parecia ter entrado no caso Alstom a reboque do Metrô, mas a investigação pode se revelar problema maior para o PSDB. "Quem teve acesso a dados da investigação na Suíça afirma: trata-se de encrenca que, no Brasil, atinge acima de tudo o setor elétrico", diz a coluna.

Balanço fiscal da Alstom de 15 de maio de 2001 aponta o interesse na Eletropaulo. O documento cita o contrato "Gisel 2", com transformadores de R$ 100 milhões, como prioridade no orçamento da empresa, ao lado de subestações de gás em Singapura e Dubai e sistemas de geração de energia na Flórida. Dois tucanos chefiaram a pasta estadual de Energia na época: Mauro Arce, atual secretário de Transportes, e Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras de São Paulo, muito ligado ao atual governador paulista José Serra.”
Vermelho.org
Matéria Completa, ::Aqui::

-----------------------------------------

PT-SP vai pedir convocação do conselheiro do TCE para apurar caso Alstom

“A bancada do PT na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo) deve pedir a convocação de Robson Marinho, conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), para prestar esclarecimentos sobre seu suposto envolvimento com o caso Alstom.

Nesta terça-feira, uma reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" revelou que Marinho viajou à França, em 1998, para acompanhar dois jogos finais da Copa do Mundo de futebol, com despesas pagas por empresas do Grupo Alstom. A reportagem afirma que, após a viagem, Marinho julgou contratos da Alstom com a Eletropaulo e o Metrô.”
Mariana Novaes, Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

-----------------------------------------

Conselheiro do TCE admite que empresa do grupo Alstom pagou viagem à Copa

“O conselheiro Robson Marinho, do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), admitiu em nota divulgada nesta terça-feira que as despesas de sua viagem à França, em 1998, foram pagas pela Alcatel, uma das empresas da multinacional francesa Alstom. Porém, o conselheiro disse que soube posteriormente que a empresa era do grupo da multinacional.

"Em 1998 fui assistir aos dois jogos finais da Copa da França a convite de um amigo e ex-diretor da Alcatel. Na mesma viagem, visitei as instalações da Alcatel na França, empresa que posteriormente vim a saber integrar o grupo Alstom", diz o conselheiro na nota.”
Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

---------------------------------------------

Alstom apóia pelo segundo ano consecutivo o evento Rio Folle Journée

“Obra de Beethoven será tema do maior evento de música erudita do país, que acontece no Rio de Janeiro, entre 4 a 8 de junho.

Pelo segundo ano consecutivo, a Alstom, líder mundial em energia e transporte, patrocina a Rio Folle Journée, o maior evento de música erudita organizado no Brasil, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 8 de junho.

Em 2007, o tema das apresentações foi Harmonia dos Povos, dedicado às origens, estilos e escolas de diversos países. Este ano, na programação da Folle Journeé, que significa “jornada maluca”, serão apresentadas composições da obra de Beethoven.”
Portal Fator
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários