Economia aquecida garante forte arrecadação

“Lucros maiores elevam arrecadação de tributos; recolhimento do IR da pessoa física sobe 25%, puxado por ganho com ações. Aumento da massa salarial eleva receita com o Imposto de Renda retido na fonte em 17%, apesar de a tabela ser corrigida desde 2006

A disparada na arrecadação do governo federal foi sustentada principalmente pelo Imposto de Renda das empresas e pessoas físicas e a contribuição sobre o lucro. O recolhimento do IR e da CSLL cresceu numa velocidade ainda maior que a de outros tributos -foram os que mais aumentaram sua participação no bolo tributário entre 2004 e 2007.

O maior salto percentual na arrecadação desses tributos e no volume de recursos veio do IR pago pelas empresas, que aumentou 61,5% no período e totalizou R$ 71,5 bilhões em 2007. As pessoas físicas deixaram 25,1% a mais de tributos no caixa do governo nos últimos quatro anos. Foram R$ 55,2 bilhões, incluindo o que é recolhido na fonte sobre os contracheques, o pagamento devido na declaração anual de ajuste e a venda de ações.”
Leandra Peres, Folha de São Paulo
Só para assinantes
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários