Conselheiro do TCE foi à Copa da França bancado pela Alstom

“Robson Marinho, ex-secretário do governo Covas, deu parecer no tribunal sobre contratos que envolviam empresa

Robson Marinho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), coordenador da campanha eleitoral de Mário Covas em 1994 e chefe da Casa Civil do governo do Estado de 1995 a abril de 1997, viajou para a França em 1998 para assistir aos dois jogos finais da Copa do Mundo de futebol com despesas pagas por empresas do Grupo Alstom, cujos contratos com a Eletropaulo e o Metrô ele avaliou depois. Segundo investigações do Ministério Público da Suíça, a Alstom é suspeita de pagar propina a integrantes do governo tucano paulista da época para obter contratos e aditivos.

A citação "R.M." , identificando as letras como um "ex secrétaire du governeur", aparece em anotações apreendidas na Alstom pelo Ministério Público da Suíça. "Realmente, nesse período (do governo Covas), R.M. sou eu. Mas nunca tive ingerência em contratos firmados pelo governo. Eu fazia a coordenação política na Casa Civil, tinha relacionamento com deputados, prefeituras, partidos e sociedade civil. Quem fazia o relacionamento com empresas era a Secretaria de Governo", disse ontem Marinho ao Estado.

Sobre a viagem para a Copa com despesas pagas pela Alstom, ele disse: "Sou muito amigo de uma pessoa que foi diretora da Mecânica Pesada, do mesmo grupo, que ficava em Taubaté. Mas ele morava em São José dos Campos, onde fui prefeito". A justificativa para aceitar a "cortesia" é que essas ações são normais. "Tanto que na Copa de 2014, no Brasil, com certeza a Vale do Rio Doce também vai trazer vários europeus para assistir aos jogos aqui, com tudo pago." Marinho admitiu também que visitou empresas do Grupo Alstom na Europa: "Visitei a Alcatel, não posso negar".
Eduardo Reina e Sonia Filgueiras, O Estado de São Paulo
Matéria Completa, ::Aqui::

----------------------------------------------------------

Cartas marcadas

“Um empresário acusa a ECT de superfaturamento de R$ 48 milhões em licitação promovida no governo FHC

Há cinco anos, repousa em uma gaveta do empresário catarinense Edson Maurício Brockveld um envelope lacrado de papel pardo. Em uma das faces do invólucro estão registradas cinco assinaturas de membros da Comissão Especial de Licitação dos Correios. Dentro, segundo ele, está a prova de que a corrupção na ECT começou ou tinha prosseguimento ainda no governo Fernando Henrique Cardoso.

Dono da Brockveld Equipamentos e Indústria Ltda., o empresário espera a hora de abrir publicamente o envelope. Quer prova
r ter sido preterido em uma concorrência, em 2000, em favor de duas empresas estrangeiras, a alemã Siemens e a francesa Alstom, ambas com propostas supostamente superfaturadas.
Leandro Fortes, Carta Capital
Matéria Completa, ::Aqui::

-----------------------------------------------------------

Alckmin: não me oponho à CPI da Alstom se há fatos

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo Geraldo Alckmin disse não se opor a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a relação do governo estadual com a empresa francesa Alstom. "Eu não vejo nenhum problema se houver um fato concreto", disse.

comerciais nebulosas por meio do pagamento de propinas e "comissões" nas gestões Alckmin e Mário Covas no Estado, ambos do PSDB. Os repasses teriam como objetivo a obtenção de vantagens em concorrências das quais a empresa participou.”
Hermano Freitas, Portal Terra
Matéria Completa, ::Aqui::

-------------------------------------------------

PT-SP quer prorrogar CPI da Eletropaulo para investigar caso Alstom

“A bancada do PT da Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) deve pedir nos próximos dias a prorrogação do prazo da CPI da Eletropaulo, que tem funcionamento previsto até 30 de junho. Os deputados querem utilizar a CPI da Eletropaulo para investigar o possível envolvimento dos tucanos com o esquema de pagamento de propinas pela multinacional francesa Alstom.

Em reunião nesta segunda-feira (2), os deputados do PT decidiram solicitar na próxima reunião ordinária da CPI da Eletropaulo, que acontece na tarde desta terça-feira (3), a convocação dos presidentes da Eletropaulo e da Alstom no período investigado --entre 1997 e 1998. Os nomes dos possíveis convocados ainda não foram divulgados.”
Mariana Novaes, Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

---------------------------------------------------

Serra: PT tem 'ação eleitoreira' no caso Alstom

“O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que o PT tem uma ação eleitoreira ao defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o suposto envolvimento do governo tucano em um esquema de pagamento de propinas pela empresa multinacional francesa Alstom. Contudo, o governador nega estar preocupado com a apuração. "Realmente não é uma coisa que me inquiete ou me deixe preocupado, uma vez que determinei, com muita clareza, a todas as empresas do Estado que possam ter algo a ver com isso, que forneçam todas as informações. E ninguém que tiver cometido algum erro vai ser protegido por nós, não vamos salvar a pele de ninguém se essa pessoa tiver culpa", afirmou Serra.”
Elizabeth Lopes, Agência Estado
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários