Brasil busca maneira de decisão da OMC beneficiar cotonicultor

“Com a decisão do órgão de apelação da Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os subsídios norte-americanos ao algodão, o governo brasileiro, que iniciou o processo na OMC, terá que buscar maneiras para que a determinação beneficie de alguma forma os produtores do Brasil, disseram fontes do setor produtivo.

A decisão da OMC abre caminho para o Brasil retaliar os Estados Unidos em bilhões de dólares, mas fontes do setor produtivo e especialistas temem que a retaliação possa não beneficiar diretamente os agricultores do Brasil, uma vez que já há indicações de que a nova Lei Agrícola norte-americana continua prevendo programas de subsídios.

"Esperamos que o governo tome uma posição firme. É um caso inédito. Acho que o governo não pode ignonar o tamanho dessa vitória. Em se adotando uma retaliação, o setor espera ser beneficiado, talvez em algum ponto da cadeia têxtil, na indústria", afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha, que assumiu o cargo no início de maio.”
Roberto Samora, Reuters
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários