Safra de grãos cresce; Sul mira mercado mundial de arroz

“O papel do Brasil como celeiro do mundo passa a ter uma dimensão maior na safra 2007/2008. Com potencial para incrementar as exportações das principais commodities o País irá aumentar sua oferta de grãos em 7,9% e se prepara para colher 142,12 milhões de toneladas.

Um dos produtos em que é mais visível o reposicionamento no mercado é o arroz. No último mês, o Brasil reduziu em 60% as importações e agora o Rio Grande do Sul quer se tornar um player mundial no comércio do grão. Aproveitando a disparada dos preços, os rizicultores do estado pretendem dobrar as exportações, destinando 10% da safra 2007/2008 às vendas externas, num total de 700 mil toneladas.

Mesmo com o avanço nas exportações o mercado interno não deverá ficar desabastecido, mas os consumidores irão continuar sofrendo com a aceleração dos preços. "O mundo vai passar para outro patamar de preços de comida. Os governos nos últimos anos subsidiaram a produção e agora talvez tenham que subsidiar de outra forma, subsidiar o consumo", avalia Rubens Silveira, diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).”
Priscila Machado, DCI
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários