Indústria cresce no primeiro trimestre do ano

“A indústria mostrou ritmo de crescimento intenso no primeiro trimestre deste ano, em relação aos três últimos meses de 2007, de acordo com dados divulgados hoje (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na pesquisa trimetral Indicadores Industriais. Os números confirmam as expectativas da Sondagem Industrial, divulgada no mês passado e revelam o maior crescimento trimestral desde 2003. A sondagem mostra a tendência do comportamento do setor para o trimestre.

O emprego aumentou 4,9% e a massa salarial cresceu 6,8%, o que indica aumento da produtividade. Os setores que mais cresceram, em relação ao primeiro trimestre do ano passado, foram os de equipamentos de transporte (30,7%), máquinas e equipamentos (15,3%) e veículos automotores ( 14,2%).

As horas trabalhadas cresceram 25% na área de alimentos e bebidas, 21% na área de máquinas e equipamentos e 17% na de veículos automotores, no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade instalada ficou estável, o faturamento real variou 7,6% e as horas trabalhadas cresceram 6%.
O comportamento do setor, no mês de março, em relação à março do ano passado, no entanto, apresentou recuo, de 0,5% no faturamento e de 0,3% nas horas trabalhadas.”
Agência Brasil

Comentários