Governo militariza área indígena nas fronteiras

“Em meio à polêmica envolvendo a cizânia entre os governos federal e do Estado de Roraima em torno da reserva Raposa/Serra do Sol, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou duas providências. Lançou, ontem, programa prevendo R$ 1 bilhão em crédito a projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas na região e anunciou que as Forças Armadas irão ocupar as áreas destinadas aos índios localizadas em zonas de fronteira, como forma de defender a soberania nacional.

Ao mesmo tempo, defendeu a política indigenista do governo, condenando o que, em sua avaliação, é um "antagonismo desnecessário" na questão da demarcação de terras indígenas na região Norte do país.

Sem citar o nome do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, que recentemente atacou as ações de proteção à população indígena da União, principalmente a demarcação reservas em áreas contínuas, Lula afirmou que, ao contrário de estabelecer uma ameaça à soberania do país, as reservas indígenas nas fronteiras são elemento de defesa da integridade nacional.”
Karla Correia, Jornal do Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários