Governo festeja um ano do chamado ‘PAC da Educação’

“Lançado em abril de 2007, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), também conhecido como PAC da Educação, já recebeu a adesão de 97,75% dos municípios. A percentagem corresponde a 5.445 dos 5.563 municípios do país. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Os convênios estabelecem uma série de metas para serem cumpridas até 2010. Para a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), devido à falta de recursos necessários, dificilmente tais metas serão efetivamente cumpridas.

Dos mais de 5 mil municípios que assinaram os convênios, 1.242 receberão atendimento prioritário do MEC, porque apresentam Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) menor do que a média nacional – nota 3,8 numa escala de zero a 10. Ontem, o MEC liberou R$ 1,3 bilhão para a execução dos planos nesses municípios. O ministério garantiu, também, ter enviado para as prefeituras consultores responsáveis por fazer o diagnóstico e montar os planos de ações articuladas.”
Luciana Abade, Jornal do Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

---------------------------------------------------

Não deu no Jornal Nacional: Matrículas aumentam no Norte e no Centro Oeste

“O balanço divulgado ontem pelo MEC sobre um ano de PDE mostra que, em 2007, o Proinfância, programa que financia a expansão da rede física de atendimento da educação infantil pública, investiu R$ 361 milhões na construção de 515 escolas em 449 municípios. A meta do Proinfância, em 2008, é construir 500 novas unidades em 500 municípios.

Segundo o balanço, o percentual de matrículas no ensino fundamental aumentou de 32% para 44%. As regiões com crescimento mais expressivos foram o Norte (100%), Nordeste (70%) e Centro-Oeste (64%).”
Jornal do Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários