O Brasil mudou de lugar

“Nas últimas décadas, e a passo acelerado nos últimos anos, “o Brasil mudou de lugar”, ou de plataforma. No cenário político nacional, porém, há um "turvamento" das vistas que se recusa a enxergar isso.

Um dos problemas mais graves da política brasileira é que há uma espécie de “turvamento” das vistas no que se refere às relações entre as questões nacionais e as internacionais. Acontece que nas últimas décadas, e a passo acelerado nos últimos anos, “o Brasil mudou de lugar”, ou de plataforma.
Tomemos a educação como exemplo, para não falar sempre (e só) de economia. É certo que há um rombo no que se refere à qualidade do ensino, em termos macro-sociais, e ao tema conexo da folha de pagamento dos professores, sobretudo os do ensino fundamental e médio. Mas num movimento que começou (é verdade, companheiros e companheiras) nos governos de Fernando Henrique Cardos e adquiriu momento (no sentido da física) nos de Lula, o ensino fundamental e médio foi sendo universalizado, a tal ponto que se pode predizer (com cautela, é claro) que, quando minhas netas, que hoje têm sete e cinco anos, atingirem a idade adulta, os EJAS – o ensino no fundo para pessoas cuja aprendizagem formal está defasada em relação à expectativa média para a idade – serão algo residual.”
Flávio Aguiar, Carta Maior
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários