“Mal deu para disfarçar, mas a imprensa torceu quase explicitamente para que o anúncio da descoberta das grandes jazidas de petróleo na bacia de Santos fosse apenas um factóide do governo para distrair a opinião pública do risco de crise no abastecimento de gás combustível. Desde o anúncio oficial, na semana passada, os jornais vinham testando todas a hipóteses, até que, afinal, junto com as revistas de informação, no final de semana, chegaram à conclusão de que o Brasil está mesmo na iminência de se qualificar para ingressar no fechado clube dos exportadores de petróleo.
O fato de a descoberta ter acontecido no início do segundo mandato do presidente Lula da Silva, que sem tanto óleo já vinha navegando em ondas de altíssima popularidade, é apenas um dos aspectos a ser observado na aparente esquizofrenia que afetou a mídia nos últimos dias. Mas é bom exercício imaginar como teria sido o noticiário dez anos atrás. Melhor prática ainda é escarafunchar notícias antigas. Bingo! Todas as notícias anteriores sobre o assunto que se pode prospectar pela internet e em revistas velhas no curto período de duas horas revela que a imprensa sempre recebeu e distribuiu os informes da Petrobras sem questionar os dados apresentados, por mais otimistas que fossem.”
Luciano Martins Costa, Observatório da Imprensa
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