Imprensa resiste às boas notícias

“Mal deu para disfarçar, mas a imprensa torceu quase explicitamente para que o anúncio da descoberta das grandes jazidas de petróleo na bacia de Santos fosse apenas um factóide do governo para distrair a opinião pública do risco de crise no abastecimento de gás combustível. Desde o anúncio oficial, na semana passada, os jornais vinham testando todas a hipóteses, até que, afinal, junto com as revistas de informação, no final de semana, chegaram à conclusão de que o Brasil está mesmo na iminência de se qualificar para ingressar no fechado clube dos exportadores de petróleo.

O fato de a descoberta ter acontecido no início do segundo mandato do presidente Lula da Silva, que sem tanto óleo já vinha navegando em ondas de altíssima popularidade, é apenas um dos aspectos a ser observado na aparente esquizofrenia que afetou a mídia nos últimos dias. Mas é bom exercício imaginar como teria sido o noticiário dez anos atrás. Melhor prática ainda é escarafunchar notícias antigas. Bingo! Todas as notícias anteriores sobre o assunto que se pode prospectar pela internet e em revistas velhas no curto período de duas horas revela que a imprensa sempre recebeu e distribuiu os informes da Petrobras sem questionar os dados apresentados, por mais otimistas que fossem.”
Luciano Martins Costa, Observatório da Imprensa
Artigo Completo, ::Aqui::


Comentários

Anônimo disse…
A esquerda insiste e não desiste de tratar este assunto como fato novo. Foi divulgado pelo Ministério do Planejamento em Setembro de 2005. Isto já é mais do que prova que o governo requentou uma notícia para tirar a atenção do povo da sua incompetência e dos inúmeros apagões que nos circundam.
Anônimo disse…
Tenho certeza que a imprensa tem dado boas notícias. Pelo menos a que tenho lido. Agora é uma imprensa livre comprometida com a verdade. Não é uma imprensa chapa branca como muitos querem. Os blogs também tem dado notícias boas e ruins, muitos são honestos. Já outros são chapa branca. So querem enaltecer o lulismo e escondem o negativo. Durma-se com um barulho destes.