A mídia cobre mal o crime corporativo

“O escândalo envolvendo a multinacional de informática Cisco Systems é mais um exemplo de como o jornalismo de negócios e o jornalismo econômico andam distantes dos novos paradigmas do capitalismo. Em um mundo agitado por mudanças, com a premência de processos de produção limpos, responsabilidade social empresarial e transparência na gestão, a imprensa ainda segue antigos padrões, avaliando as companhias quase unicamente por seus resultados financeiros, posicionamento no mercado e inovação tecnológica.

O próprio noticiário relativo aos crimes de que são acusados dirigentes da Cisco deixa de lado elementos importantes do contexto em que se deu a investigação da Polícia e da Receita Federal, que se referem ao sistema de importação e distribuição de produtos de informática na chamada periferia da economia global. A utilização dos chamados "canais" – nome pelo qual são chamados os revendedores de produtos de alta tecnologia – há muito deveria estar atraindo a atenção da imprensa, pela extrema vulnerabilidade do sistema ao risco de fraudes.”
Luciano Martins Costa, Observatório da Imprensa
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Não é que cobre mal, um bandido não comenta de outro, eles se protegem, a lei do silêncio vale para todas classes sociais.
Anônimo disse…
Nogueira é o teu sobrenome?Estou ainda engatinhando,no computador.Sabes que as pessôas,que nunca escreveram nem nas antigas Ollivetes,fica deslumbrada,com esta geringonça,chamado Computador!Tenho 60 anos,entendo muito de política,meu falecido pai,foii um dos fundadores do PSB,há 70 anos atrás...Sobre esta matéria da Empresa de informática Cisco!Hoje,aqui em Porto Alegre (RS),onde nasci e me criei casei,criei filhos e netos,as notícias de desconstrução do PT,estão nas manchetes,nas emissôras de rádio,nas TVs.Estão afirmando que esta empresa,deu R$500 mil,para o PT,depois oa empresa,ganhou todas licitações,de várias estatais!São Paulo e Porto Alegre,Nogueira,é um inferno!As maracutaias do governo,Yeda Crusius (PSDB),e do governo municipal Fogaça (ex PPS,agora PMDB),o silêncio é absoluto!Meu nome é Teresinha Carpes,como acho difícel,este tipo de cadastro,nunca dá certo,não aceitam minha senha!Querem saber mais do que eu,tenho aqui colada a minha senha,no pé da tela de meu computador...
Nogueira Jr. disse…
Teresinha,

Para entrar no blog é só selecionar "outro" ou "anônimo" (este foi o seu caso). Selecionando "outro" você pode colocar seu nome em destaque. Por que não abre uma conta no google, é grátis, e a senhora pode usar e abusar dos serviços google!
Abraços
Anônimo disse…
A Da. Terezinha achou a notícia dos R$ 500 mil da Cisco para o PT. O Justino não. Esta notícia é resultado de uma escuta telefonica da PF, gravada de conversa de dois diretores da Cisco. Segundo o MP esta "doação" não foi declarada ao Tribunal Eleitoral. Sou mais velho que a D. Terezinha e acompanho ativamente a política. Me lembro da morte do Getulio e dos tanques descendo a Av. Brasil. Naquele tempo eu morava em Coelho Neto RJ
Anônimo disse…
Não sei qual de nós é o mais velho mas eu não apenas vi tanques invadindo as ruas. Vi aos treze anos paramilitares ligados à direita invadirem a minha casa para agredir meu pai que era tesoureiro do sindicado dos bancários de Brasilia. Eles foram lá duas vezes. Telefonemas com ameaças eram feitos quase que de hora em hora. Portanto, minha aversão à direita não é moda passageira de quem sonhou com a Revolução e, desapontado, descambou para a doença infantil do comunismo.

Quem se lembra daquele factóide plantado numa das CPIs onde dois cidadãos foram gravados insinuando mutretas com o PT? E os caminhões carregadores de toras no Pará com adesivos insinuando apoios do PT? E a camiseta que a polícia vestiu nos sequestradores de Abilio Diniz? E o assassinato do bóia-fria em São Paulo que a mídia corporativa grotescamente insinuou a participação do Genoino? E mala de dinheiro com notas marcadas (que deveriam estar com a polícia porque foram tomadas de bicheiros) que apareceram no tal dossiê do Serra? E os dólares em caixas de Whisky vindo de Cuba? Noticias desse tipo vão aparecer até às vésperas das eleições. É a politicagem, como sempre, trabalhando para interesses próprios e de seus grupos econômicos-financeiros.

Se alguém do PT estiver envolvido em alguma trambicagem, certamente irá ser enquadrado porque interessa para a élite (e não elite) do judiciário o retorno triunfante dos entreguistas e dos engavetadores de processos e CPIs.