Em defesa de Che, UJS queima revista ''Veja'' em frente à Abril

“Para protestar contra a capa da revista Veja desta semana, intitulada “Che – A farsa do herói” a União da Juventude Socialista (UJS) fará um ato nesta terça-feira (2), ás 13 horas, em frente à Editora Abril, no bairro Pinheiros da capital paulista. Cerca de 50 manifestantes prometem queimar dezenas de revistas e promover um boicote à edição que retrata o ícone revolucionário como um “porco” que “morreu e foi santificado antes que seu narcisismo suicida e os crimes que decorreram dele pudessem ser julgados com distanciamento”.

A matéria “Che, Há quarenta anos morria o homem e nascia a farsa”, assinada pelos jornalistas Diogo Schelp e Duda Teixeira, aproveita a lembrança dos 40 anos do assassinato de Ernesto Guevara Lynch de la Serna – no dia 8 de outubro de 1967 na Bolívia – para divulgar um verdadeiro panfleto contra Cuba, Fidel Castro e o socialismo.

“Vamos protestar contra a revista Veja que mais uma vez publica uma matéria caluniosa e pejorativa contra um dos lutadores de que a juventude mais se orgulha no mundo. Vamos fazer um contra-ponto a essa ação reacionária que deturpa a história de Che nos 40 anos de sua morte”, explicou ao Vermelho o estudante e professor de história Rodrigo Moreira Campos, 24, também presidente da UJS da cidade de São Paulo.”
Vermelho.org
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Unknown disse…
Os nazistas na Alemanha de Hitler também queimaram livros que os desagradavam empraça pública. A esqu3erda e o nazi-facismo usam os mesmos métodos. Numa democracia devemos resoeitar as idéias contrárias mesmo que nã nos agradem. Esta é a regra do jogo democrático. A esquerda mostra sua cara. A ditadura feroz que Che queria implantar. Esta atitude de queimar a revista prova que o artigo tem razão de ser.
Anônimo disse…
Quantas revistas a mais a Veja vai vender esta semana?
Anônimo disse…
Como sempre perto da data da morte de Che Guevara as discussões a respeito dele fervilham.
Não preciso mencionar o fato, ja abordado pelo Luciano, do comprometimento da revista Veja, com a elite pseudo-intelectual brasileira e burguesa.
Vamos nos perguntar: Quem lê a VEJA?A que interesses ela serve?
Bem a resposta ja é conhecida.
Não mencionei antes, mas sou Historiador, e agora, dia 08 de outubro, apresento uma palestra na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, Rio Grande do Sul, sobre a vida de Ernesto Guevara de la Serna, "Che". Essa palestra é resultado de uma pesquisa séria, acadêmica, científica e imparcial.
A mídia, e essa elite brasileira e mundial, adoram rotular o Che de sanguinário, assassino.
Mas porque nunca fazem reportagens sobre os presidentes da Ditadura Brasileira??
Ou sobre as bombas de Hiroshima e Nagazaki?
Ou sobre todas as ações imperialistas, todas comprovadas documentalmente, dos EUA na América Latina, podemos citar várias: Cuba, Guatemala, Costa Rica, Bolívia, Panamá, entre outras!
Ou sobre a Coréia, um país que foi dividido por intermédio do Tio Sam!
Ou sobre o Vietnã?
Ou sobre o Congo??A morte de Lumumba apoiada pela CIA?
Todas as ditaduras latino americanas financiadas por Washington??
Bem isso só para começar, poderíamos encher páginas e mais paginas sobre os assassinatos cometidos pelos EUA e aliados?? E porque a VEJA não publica nada??
Todos os acontecimentos revolucionários são resultado da lei de Newton: Toda a ação gera uma reação! Prático, sem mais argumentos.
Os povos são explorados e eles respondem. As vezes na mesma moeda, ao exemplo de Che Guevara e Fidel Castro.
Enfim, a VEJA e seus parceiros, ISTOÉ, Globo, SBT, Band, Jornal "O Globo", a Folha, todos, envergonham o país.
Mas eles continuam sempre vendendo, pois o seu público, burgueses pseudo-intelectuais brasileiros, são as pessoas que tem poder aquisitivo para comprar revistas e jornais, pois o povo que não tem nem pão na mesa, vai comprar a VEJA na banca??Acho que não!!
E Che Guevara, nas palavras de Jean Paul Sartre foi "O ser humano mais completo do século XX"
Não precisamos falar mais nada.
Obrigado pelo espaço
Profº Juliano Baldassari Junior
Anônimo disse…
A revista Veja tem mais de 1.200.000 leitores.`É muito mais que Carta Capital, por exemplo. Se somarmos aos leitores de Isto É, Epoca, Folha de São Paulo, O Globo etc. Quantos milhões serão? Isto sem contar o número de espectadores da Globo, da Band, etc.

Ninguem fala também da guerra civil em Angola, que teve o envolvimento e participação direta de tropas cubanas, quantos milhões morreram lá? Quantos milhões foram vítimas do Kmer Vermelho? Quantos milhões vítimas de Stalim? Quantos milhões vítimas de Mao Tse Tung?

A Coréia foi dividia em um acordo entre os Estados Unidos e a União Soviética como acordo para a entrada da União Soviética na guerra contra o Japão já no fim da guerra.

O Historiador deve saber bem que dividiu-se o mundo em dois naquela época.

Todos os dois lados têm culpas de atrocidades cometidas.

A única saída para a humanidade é o exemplo de Cristo, que fez uma revolução com amor, e não com a baioneta, com o terrorismo, com a guerrilha, com intervenção militar, apesar de muito disto ser feito hoje em dia em seu nome.

Che Guevara acreditava que o fim justificava os meios, mesmo que para isto tivesse de assassinar e matar inocentes. Isto eu não posso e não acieto.
Anônimo disse…
Eu acho que os anti-americanos ou os pró-cuba poderiam todos mudar pra Cuba e serem felizes, certo? Aproveitem a lógica que faz com que o pessoal da Flórida fuja sempre pra Cuba, e não o contrário (ehehhehe) e vão pra lá também!
Enquanto esse povinho ficar achando que o correto é falar mal de americanos ou falar bem de estútpidos déspotas ditadores, o Brasil não vai pra frente.
Desliguem o computador com peças americanas q vcs tem, desliguem as tvs com peças americanas q vcs tem, tirem os tenis americanos q vcs calçam e os ipods americanos q vcs usam. parem de utilizar a internet, algo com infra-estrutura americana, q vcs usam. e comecem a lutar por alguma coisa. dai, quem sabe, vcs começam a ter um pouco de moral pra falar alguma coisa. Enqto isso não acontece, vão todos pro colégio que o papai banca e fiquem na rodinha falando bem de algo que ninguém aqui conhece só pra parecer "cool"... ;) cambanda de playboyzada pseudo-intelectual falando mal e chamando os outros de pseudo-intelectuais! pqp! falta do q fazer viu!!!!
Anônimo disse…
Caro indiguinado, a diferença basica entre os livros queimados pelos nazista e a edição da veja e que esta não abarca a verdade, apenas tem o intuito de caluniar e defamar aquele que é exemplo de luta em favor das classes menos favorecidas. Como se trata de lixo editorial, nada mais certo que queima-lo.