Troca-troca: oposição mingua e mídia corporativa estressa

"Grandes partidos da base de sustentação do governo Lula deflagraram uma caravana de filiações de congressistas, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Só na Câmara e no Senado ao menos 21 parlamentares negociam esta semana a mudança de legenda.

O festival do troca-troca ocorre em duas frentes: 1) no Congresso, os governistas devem minguar ainda mais o DEM, principal partido de oposição, que corre o risco de perder oito deputados e senadores; 2) nas principais cidades, lideranças dos governistas PMDB, PR, PTB e PP saíram em arrastão no final de semana filiando candidatos às eleições municipais do ano que vem (o prazo para o registro acaba no dia 5).

Nem mesmo o julgamento em que o STF (Supremo Tribunal Federal) pode decretar a perda do mandato de quem mudou de legenda, no dia 3, parece arrefecer ânimos.

O líder da bancada do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), passou o final de semana percorrendo Estados. "Estamos trazendo prefeitos de cidades médias." Na sexta-feira, ele passou no Rio; no sábado, no Paraná; hoje vai a Tocantins.”
Folha de São Paulo
Só para assinantes
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Espero que o STF acabe com esta prática corrupta de troca de partidos devido a interesses pessoais e financeiros. Depois de eleito o congressista esquece completamente o eleitor e começa a agir de acordo com seus interesses pessoais. Ai se vende em troca de mensalões etc. Se é o voto de legenda que elege o congressista, e um exemplo prático é de quantos o Enéias levou com ele para o congresso sem ter recebido nem 1000 votos, o voto é da legenda. Se eu posso votar na legenda, não é justo que um deputado eleito por voto de legenda troque de partido. Agora se é para favorecer ao governo vale tudo. Os fins justificam os meios, mesmo que imorais e ilegais. É o programa de poder do PT e não de governo.
Anônimo disse…
É um absurdo o troca-troca partidário, o Governo FHC o fazia sem dó nem piedade e Lula segue no mesmo caminho. Sou favorável à fidelidade partidária, a começar nas eleições de 2008, afinal de contas o troca-troca era uma regra usada por todos os partido, em todos os Governos.
Anônimo disse…
O fato da troca de partidos ser regra usada popr todos os partidos não a torna certa. Ela tem que ser retroativa a última eleição. Você não pode desrespeitar a vontade de um eleitor que votou na legenda só para favorecer o governo atual. D. Roseana Sarney, por exemplo, tem que perder o mandato. O mesmo acontecendo com todos aqueles que mudaram de partido por ^conveniência.
Anônimo disse…
Eleitor que votou na legenda?! Eeheheheheeh. Eleitor vota em pessoas, voto de legenda é muito pequeno, irrisório. Mudar regras do jogo em andamento é casuísmo. Fidelidade sim, para 2008, é mais justo.
Anônimo disse…
Você não entendeu. Veja o caso do Enéias em São Paulo. Quantos deputados que não ganharam mais de 1000 votos foram eleitos graças ao voto de legenda. Quando você vota em um deputado, você vota também na legenda, ou você não sabia? Conheço deputado que foi eleito graças ao voto de legenda e depois trocou de partido. Isto sim é casuísmo. O próprio TSE já deu este parecer. É lógico que o que elege o deputado é a legenda, então o mandato não pertence a ele e sim a legenda. Aliás estes deputados não sabem que o mandato não é deles e sim dos eleitores que o colocaram lá. Como é que ele pode mudar de partido, de posição etc. sem consultar os eleitores? Se votei num candidato do PFL é porque eu queria que ele fosse oposição ao governo, agora ele passa para a situação é casuismo e traição. Aliás esta troca troca me dá a impresão ou melhor a certeza que o mensalão continua a todo o vapor. Os deputados e senadores não trocam de partido por pura ideologia, estão ganhando alguma coisa com isto. Isto é casuismo e mais do que isto e desonestidade e falta de ética e de moral.
Anônimo disse…
É o pessoal do PT, do PCdoB ou do PSOL que está mudando de partido? Se não é de nenhum deles, quem são os errados então? A esquerda que é constituída de partidos ideológicos leva a culpa pela safadeza dos oportunistas? Claro, afirmam os sábios. É culpa principalmente do Lula e do PT. Uau! Vou esquecer minhas décadas de política estudantil, sindical e partidária. Vou esquecer as décadas de repressão e perseguição às lideranças políticas na ditadura militar. Vou jogar centenas de livros fora e nunca mais entrar em sites como os da "Caros Amigos", "Diplo", "Novae", "Carta Capital", "Brasil de Fato", "Agencia Carta Maior", blogs do Mino, Azenha, Nassif, etc... etc... Tá tudo errado na política deste país e os culpados são o Lula e o PT. Então, tá! Que tal convocarmos os milicos de pijama para sequestrarem o Lula, colocar um carinha desses ai da FIESP no governo e avisarmos à imprensa livre que o povo assumiu o poder? Tenho certeza que o Departamento de Estado ianque irá reconhecer o novo governo imediatamente. Tudo em nome da moralidade e dos bons costumes, é claro, porque não dá mais para desfilar com terços e medalhinhas de Santo Antonio. É que grande parte da população trocou de partido, digo, de igreja.
Anônimo disse…
José Justino

Os fins não justificam os meios. Quem disse que a população mudou de lado? Os deputados e senadores mudam de lado por conveniência pessoal, por dinheiro etc. A esquerda no Brasil não tem ideologia. Quem é de esquerda no Brasil hoje? Todo o mundo, menos eu, se diz de esquerda. O PSDB é de esquerda, seus líderes eram exilados no tempo do regime militar. O PT é de esquerda, mas tem o apoio do Delfin Neto ministro do governo militar, tem como Presidente do Banco Central o Henrique Meireles que era presidente do Bank of Boston.