Família de Jango move ação contra os EUA

“Segundo o filho do ex-presidente, a intenção é que a Justiça conceda o direito à família de citar o governo estadunidense sobre um "dolo material, moral e, principalmente, de imagem, porque eles derrubaram um presidente eleito".

Altamente pertinente e politizada a ação judicial bilionária que a família do ex-presidente João Goulart move contra o Departamento de Estado dos EUA. Objeto da ação: provar que a CIA financiou o golpe militar de 1964, que acabou com o governo constitucional e democrático do presidente Jango, garantindo a implantação e institucionalização de um governo militar impostor, repressor e que suprimiu as liberdades democráticas e o chamado Estado de Direito no Brasil, por mais de 20 anos.

Motivo da ação: declarações recentes do ex-embaixador estadunidense no Brasil, à época do golpe, Lincoln Gordon admitindo que o Departamento de Estado e a CIA enviavam dólares clandestinos para financiar atividades que desestabilizassem o governo Goulart, bem como o financiamento de campanhas político-eleitorais de candidatos de direita e anti-Goulart. Recentemente foi localizado por pesquisadores e divulgado na TV brasileira um telegrama enviado pelo Departamento de Estado do EUA ao então embaixador Gordon em 31 de março de 1964, data do golpe, colocando um porta-aviões à disposição dos militares brasileiros golpistas.”
Cristóvão Feil / Brasil de Fato
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Muitos sabiam naquela época que a CIA financiava o golpe. O financiamento do golpe no Chile foi tão descarado que até um filme americano ("Missing", com base num fato real) mostrou isso também. Há um outro filme, "São Salvador", que denuncia o mesmo crime e um outro caso, IRÃ-Contras, que tinha como pano de fundo a sabotagem contra o governo da Nicarágua. Mas, o que interessa para nós brasileiros, atualmente, é a confirmação dos nomes dos traidores que receberam o JABÁ (êpa!) naquela época e os que estão recebendo atualmente para sabotar o atual governo. Dinheiro da "Fundação Ford", vale? E da tal "Capital Internacional"?

A direita e os papagaios do imprensalão quando se manifestam a respeito desse tipo de traição já vão logo arrotando aquele carimbo da "teoria da conspiração". Então, tá! Nasci ontem!