Próximos dias serão decisivos para Doha, diz Blair a Lula

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira, 22, às 12h40, um telefonema do primeiro-ministro britânico, Toni Blair, que se mostrou preocupado com o fracasso das negociações do G-4 (Estados Unidos, União Européia, Brasil e Índia) na tentativa de chegar a um pré-acordo para a Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), informou o porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach.

Na conversa, que durou cerca de 20 minutos, Blair disse a Lula, segundo o porta-voz, que as próximas 48 horas serão decisivas para a Rodada Doha e que contava com uma atuação de Lula no sentido de salvar a Rodada. Blair não deixou de reforçar a posição apresentada na quinta pelos Estados Unidos e a União Européia, que levou o Brasil e a Índia a se retirarem das negociações.

Lula insistiu que a ausência de equilíbrio entre as demandas e ofertas dos países desenvolvidos levou ao fracasso as negociações ocorridas em Potsdam. O presidente brasileiro aproveitou a conversa com Blair para retomar sua antiga proposta de realização de um encontro de líderes mundiais para que decisões políticas sejam tomadas em favor da conclusão da Rodada.”
Agência Estado
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários